quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Lona Furada do Circo da Esquina - Pesquisa do Grupo

Esta peça é o resultado da pesquisa do grupo durante todo o ano de 2009 e 2010. Desde 2009 estamos em contato com o Teatro Ventoforte e com a pesquisa que eles realizam, fato este que teve grandes influências na pesquisa do grupo A.L.M.A., mais precisamente na construção desta peça.[1]
Nesta peça,  o grupo buscou pesquisar a respeito da história do circo e dos ciganos para assim entender o universo em que se passaria a peça. Atrelado a tal pesquisa, os atores trabalharam na interpretação e no texto o resgate da tragédia, assunto discutido ao longo desses dois anos. Juntamente com tais pesquisas, houve também o estudo dos textos de Fernando Pessoa, como a obra Desassossego (do heterônimo Bernardo Soares) e as poesias de Álvaro de Campos, sendo uma delas integrada à peça.
“A lona furada do circo da esquina” surgiu do desejo do grupo em falar a respeito do sentido da vida, partindo da seguinte pergunta: O que apenas você é capaz de fazer no mundo? A partir daí começamos alguns questionamentos: será que nossa vida se resume somente ao trabalho cujo objetivo é apenas ganhar dinheiro? Há um sentido em tudo ou não passamos de uma soma de acasos? Tais questionamentos são levantados durante a peça, fazendo o publico refletir a respeito do caminho que escolheram para suas vidas.


[1]             O resultado deste contato com o Teatro Ventoforte resultou na Monografia defendida em 2009 pela atriz Lilian Menezes na Universidade de São Paulo – EACH intitulada: Teatro de grupo em São Paulo: entre a heteronomia e a autonomia.




Nenhum comentário: